Poucos contos e alguns trocados.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Vermelhos



Acho que todo o mundo sabe que as cores de carro mais vendidas no Brasil são prata, branco e preto. As revistas especializadas dizem que é porque vivemos num país tropical onde tudo já é colorido etc etc etc. Eu acho que é porque brasileiro compra carro já pensando em vender, e é muito mais fácil vender um carro prata do que um amarelo-canário-neon. Leiam mais sobre isso aqui.

O vermelho, por incrível que pareça, também é uma dessas cores (embora em número expressivamente menor que as outras três) porque, bem, é uma cor sólida (não encarece o preço final do veículo). O que me chamou a atenção foi que, no sul do Brasil, o vermelho vende mais que em outras regiões do país (infelizmente, não encontrei nada relacionado a isso na internet nem a revista que trazia essa matéria). A revista não sabia o porquê, mas eu  sei:


 Além da quantidade enorme de carros vermelhos com adesivos colorados (às vezes gigantescos, vi um que o adesivo era do tamanho do capô), tem uma quantidade significativa de carros vermelhos com o adesivo do Grêmio!

(pausa dramática)

Isso, além de bizarro, requer atenção especial. Por que diabos um gremista compraria um carro vermelho e o decoraria com um adesivo do Grêmio? (não, eu nunca vi um colorado com um carro azul). Elenquei algumas hipóteses para explicar isso:

1. O sujeito comprou o carro usado. Era um bom carro, um bom preço... Não ia deixar de comprar por causa da cor, ia?

2. Os gremistas têm uma espécie de "inveja" do Ínter. Essa hipótese não é minha, mas de um amigo meu que, por incrível que pareça, não é colorado (nem gremista, claro).

3. Essa é de um conhecido, gremista, que tinha um Scort vermelho. Ele dizia que "vermelho é pra gente usar". Ele tinha comprado o carro usado. 

A minha hipótese continua sendo a mais provável. Enfim. Esse é uma assunto digno de estudo. Daria um tcc de psicologia (ou de marketing).

Adendo pra evitar gremistas me xingando (muito): no hino do Inter tem uma parte que fala "Colorado de ases celeiro, teus astros cintilam no céu sempre azul". 

Mais vermelhos


Eu sou suspeita, mas andei pensando e acho que o vermelho é a cor por excelência

Antes que vocês me prendam em uma camisa de força, eu explico. Quando alguém fica vermelho (por vergonha, sol, calor, sei lá), dizemos que a pessoa está corada, isto é, com cor (que poderia ser qualquer cor, mas é o vermelho). Aí alguém fala que isso é óbvio, afinal, seres humanos não ficam, sei lá, azuis. Quando ganham cor, ficam vermelhos, por causa do sangue. Mas eu digo que alguém que ganha cor no sol fica bronzeado - e olha aí, o nome da cor!

Adendo posterior, mas interessante: em latim, color, coloris, também significava "cor do rosto, tez".

Depois, tem uma plantinha usada pra dar cor na comida, que se chama colorau ou colorífico. A cor? Vermelho! Pra quem não conhece, o fruto é uma espécie de casca peluda que tu abre e tá cheia de sementinhas vermelhas. A cor (color, do latim color, coloris) é o vermelho!

Quando eu era criança, eu amava essa planta



E tem ainda a palavra colorado, que designa o Internacional de Porto Alegre, quem torce pra ele e o nosso herói Chapolin e significa - adivinhem! - vermelho.

O vinho tinto - tinto, tingido, com cor - também é vermelho. 

Parece bem vermelho pra mim
Adendo não importante, mas divertido: nas línguas neolatinas, "roxo" significa vermelho. Rojo, em espanhol; rosso, em italiano; roso, em romeno. Em português, obviamente, não. O nosso "vermelho" vem de vermiculum, que signfica "vermezinho", devido a um inseto que produzia essa cor, usada para colorir vestes romanas. Usar vermelho, em Roma, era pura ostentação, porque imaginem o preço que devia ser pra tingir uma roupa toda usando a cor de um inseto! Leiam mais aqui.

Assim, retorno (ainda que brevemente) à minha época saudosa de escrever bobagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!