Poucos contos e alguns trocados.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

TAG: Minha faculdade



Imagem roubada do blog da Andy, só pra não perder o costume
A Andy (leiam a dela aqui)me marcou nessa tag e eu fiquei tipo: "como responder se eu já sou formada?" mas lá vou eu. Vamos ver o que vai sair

1. Qual é o seu curso de graduação?

Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Bacharelado e Licenciatura. Sim, sou formada em ambos. 

Estudei na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis, no Centro de Comunicação e Expressão. 


2. Quantos semestres ele tem? Qual você está cursando?
 
O Bacharelado diurno tem oito, e a licenciatura, nove. No noturno, aumenta um semestre (em cada habilitação). Como eu já disse, já sou formada.


3. Por que você escolheu esse curso?
 
No início, eu queria ser escritora. Depois fui mudando de opinião, virei revisora e agora estou pretendendo dar aulas. Vamos ver aonde isso vai dar.
 
4. Chegou a pesquisar sobre o mercado de trabalho e piso salarial?
 
Não! hauahauh Escolhi meio no chute mesmo, porque eu sempre gostei de gramática (tadinha de mim), de escrever (tadinha de novo) e de ler (agora deu pena mesmo de mim).
 
5. Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
 
Olha, o primeiro dia foi legal pra caramba. Minha primeira aula foi com um professor com quem voltei a ter aulas em mais duas matérias (sim, eu adorei ele). Depois veio a Salma, outra lenda lá no CCE. Ela estava com a roupa toda roxa e um chapéu roxo, pensem! Eu podia jurar que ela era uma verdadeira bruxa (no bom sentido). A minha dica é: vá com a mente aberta. Escute tudo o que o professor disser, e não diga "não" a nenhuma ideia que ele tenha. Ela pode vir a fazer MUITO sentido depois. Claro, questione e tal, mas não recuse. 
 
6. Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
 
Sim, pensei pra caralho, tanto que cheguei a ficar doente. Mas eu o concluí, defendi, e tirei 9,5. Ele está disponível aqui. É sobre a importância da gramática portuguesa para o ensino do latim. Pra quem está pensando, a minha dica é: pense nas coisas que gosta. Converse com outras pessoas (principalmente professores. Eles têm muita coisa pra ensinar, e não só o que dão na sala de aula). Pesquise. Leia. E, o mais importante: ouça. E quem tem medo da banca, vá assistir a uma defesa. Vai ver que não é nada do que parece. 
 
7. Você se considera uma boa aluna? 
 
Todo o mundo me considera. Eu aprendo muito rápido e presto atenção a cada detalhe. Por isso, nem precisava estudar em casa (embora lesse a maioria dos textos recomendados pelos professores). Antes das provas, eu relia os textos que iam cair. E enchia os professores de perguntas. Façam isso. Aproveitem que tem professores ali, à disposição de vocês, ganhando pra isso. Suguem eles.
 
8. Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
 
Cem por cento é impossível, né? Às vezes penso que devia largar tudo e fazer moda, mas aí eu me lembro do que aprendi e penso, puxa, eu gostava tanto...
 
9. O seu curso tem algum material específico?
 
Olha, se fosse hoje eu compraria um tablet, pra poder ler os textos que os professores dão em qualquer lugar, sem precisar vender o fígado pra pagar os xerox. Porque é só leitura em cima de leitura.
 
10. Na sua faculdade teve trote? Se sim, como foi?
 
Teve mas eu não participei.
 
11. Seu curso tem muita matemática?
 
Noooooooon hauhauah O que eu conheço de gente que veio pra Letras só pra fugir de matemática... Enfim, tem sintaxe gerativa, que o Chomsky criou usando como base um princípio da matemática, e que o pessoal se fode demais pra aprender, mas eu achei bem de boas.
 
12. Geralmente nas faculdades têm o "ciclo natural de desistência". Isso aconteceu na sua faculdade?
 
Sim, uma galera desistiu, principalmente nas primeiras fases. Se o cara passa da quarta, normalmente ele não cai fora mais. 
 
13. Quais dicas daria para quem está querendo o mesmo curso?
 
Primeiro: NÃO tem gramática no curso de Letras.
 
Segundo: Se quiser ser escritor, faça Jornalismo.
 
Terceiro: NÃO tem gramática no curso de Letras.
 
Quarto: Tem muita literatura e teoria da literatura, e isso é pura viagem na maionese. Muitos professores citam/mandam ler filósofos e coisas do gênero. Se odiar isso, pense duas vezes.
 
E, pra finalizar, NÃO tem gramática no curso.
 
Falei tudo isso porque a maioria da galera que faz Letras normalmente gosta de gramática aí chega lá e se decepciona. O curso pretende formar pesquisadores e professores (na real, muita gente reclama que tem pouca formação pra professores)
 
14. Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
 
Não, nunca. Meu método é, basicamente, prestar a atenção no professor, ler os textos pedidos e fazer os exercícios, se tiver. 
 
15. Um resumo básico do seu curso para quem está pensando em fazê-lo.
 
É um curso com o objetivo de formar pesquisadores (bacharelado) e professores (licenciatura). Os pesquisadores podem optar por literatura ou linguística. Como toda graduação, tu sai de lá sabendo um pouco de tudo e nada de nada. Aprofundar mesmo só no mestrado (e olhe lá). E, pra quem tá no meio do curso e acha que não sabe nada: é normal. Na hora da prática que tu percebe o quanto tu aprendeu.


Até que foi divertido responder à tag rs Não vou marcar ninguém porque fico constrangida, vai que a pessoa não tá afim de fazer... Façam se quiserem.

 
  
       
 
 

3 comentários:

  1. Você não quer mais que eu te marque nas tags? hahaha Só avisar rsrsrs
    Mas curti tuas respostas. Realmente, a gente termina o curso e pensa, mas e agoooora? hahah
    Beijos!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pode marcar, sim haha Mas normalmente eu penso "o que que eu vou dizer?" e acabo falando um monte de coisas rs

      Excluir

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!