Poucos contos e alguns trocados.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cumprimentos e afins

 


Eu nasci no país errado. Se tu puser isso no Google, vão aparecer "Aproximadamente 1.570.000 resultados (0,42 segundos)" e a maioria com tom racista ou de complexo de vira-latas. Porque no Brasil só tem funk, carnaval, sei lá quê, sei lá quê.

O meu caso não é bem esse. Já já explico.

Uma vez, li, num jornal colegial, a história de uma menina que foi fazer intercâmbio na Austrália e as
pessoas pensaram que ela era lésbica, porque ela abraçava e beijava as amigas dela "o tempo todo". Nada contra lésbicas, mas a garota não era. Ela (brasileira) só estava cumprimentando as amigas!

 A explicação é bem simples: aqui, no Brasil, é cultural beijar e abraçar as pessoas como simples
cumprimento, enquanto, em alguns outros países, esse tipo de carinho é reservado às pessoas mais
íntimas, (ao que parece, nunca estive fora do brasil). Aqui tem algumas matérias sobre isso:
http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/abraco-beijo-aperto-de-mao-saiba-como-diferentes-povos-se-cumprimentam
http://acritica.uol.com.br/vida/beijo_0_855514466.html
http://www.culturaemoda.com/2013/09/etiqueta-do-beijo.html

 Depois dessa pequena lida, descubro que o costume de beijar as pessoas veio - adivinhem!- dos romanos (de novo). E que os europeus também fazem isso.

Explicando, finalmente, o porquê de eu achar que nasci no país errado. Eu simplesmente não gosto de ficar beijando pessoas desconhecidas/ que acabei de conhecer. Acho que beijo é pra ser dado em quem tu já conhece há algum tempo, e tal. Tem gente que mal é apresentado "Letícia, esse é Fulano. Fulano, essa é a Letícia" e o Fulano já vem me dar beijinho! E o pior é que a gente nem pode recusar, pra não passar por grosso. Eu já deixei de beijar pessoas, que ficaram chateadas comigo por isso.

Romanos, eu não precisava dessa.

Eu acho que beijo é um troço mais íntimo, familiar, de feliz aniversário, parabéns por ter-se formado, não pra ficar dando pra todo o mundo o tempo todo. Acho que um gesto muito repetido se torna banal e, portanto, desprovido de significado.

 Enfim. Talvez eu pareça um pouco fria falando essas coisas, e realmente sou, acho extremamente desconfortável. Por que as pessoas não podem simplesmente dar-se as mãos ou cumprimentar-se com palavras e sorrisos? Dá praticamente na mesma.

 P.s.: Isso não quer dizer que a cultura do beijo seja inferior a outras culturas em que isso não ocorre (a japonesa, por exemplo). Eu não disse isso. Esse é um aspecto cultural daqui que me incomoda, apenas. Outras pessoas adoram, e eu não posso culpa-las ou condená-las por isso. Só não concordo.

Um comentário:

  1. Na verdade, eu gosto dar beijinhos sim hohoho
    Mas acho que em pessoas que a gente acabou de conhecer fica meio forçado, às vezes.
    Tem situações diversas, também.

    ResponderExcluir

Obrigada por ler a postagem! Agora quem está curiosa pra saber o que você achou dela sou eu!